sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Na ponta do nariz

O nariz não é só aquele que nos ajuda a respirar, ele é um símbolo da nossa cultura.
Pinóquio ficava com o nariz maior a cada mentira e ele nem precisava dar aquela coçadinha que como dizem alguns especialistas em comunicação não verbal é uma característica dos mentirosos compulsivos.
Mas, nem só de mentira vive o nariz, às vezes a verdade está em sua ponta e o enganado recusa-se a enxergar a realidade e continua vivendo uma ilusão. Prefere acreditar em tudo, menos no que está na ponta do nariz.
Ele é um símbolo de status, marca registrada dos grã-finos, está nas mesas da alta sociedade com seu aspecto empinado e debaixo de suas narinas, o aroma do vinho.
Com ele temos as mais diversas sensações na cozinha. Apreciamos o cheiro do cafezinho, o bolo de fubá assando no forno, o chá de erva cidreira, os bifes fritos na frigideira, os queijos... Nas ruas os frangos que giram nos espetos em frente à padaria, milho cozido, pipoca de saquinho, as batatas fritas nas barracas ou nas mãos dos passageiros na lotação. Mas com o nariz sentimos a vida, o orvalho da manhã, cheiro de chuva, rosas, mato, natureza, todos os odores ecologicamente corretos, aí está ele no papel ambientalista.
Ah...nariz, você é muito importante para ser ridicularizado, para ser chamado de grosso, batata, palhaço, torto, mas apesar das brincadeiras nossa vida só é vida com a sua presença, por isso és único.

2 comentários:

  1. O olfato é sedutor.

    Ótimo texto Danielle!

    Bom fim de semana, um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Este texto me fez eliciar os aromas simples de minha infância, folhas queimando no quintal, bolo de milho assando para o lanche e a roupa recém lavada secando no varal.

    Muito bonito e obrigado poe me guiar nesta viagem,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...