quarta-feira, 24 de abril de 2013

Eu Não Sei Falar Inglês

Na última viagem tive uma experiência diferente. Fiquei em um hostel. Para quem não sabe, é um albergue onde a hospedagem é mais barata e a oportunidade de conhecer pessoas interessantes é grande, pois você dorme em um quarto compartilhado e fica em um ambiente bem diferente do convencional. Os estrangeiros são a maioria nestes locais e foram poucos os brasileiros que conheci enquanto fiquei hospedada ali.

Estava em Paraty e fui até Angra dos Reis de ônibus. Na volta para o hostel havia quatro estrangeiros que conversavam alegremente, falavam inglês e algum outro idioma que meus ouvidos não compreenderam muito bem. Agarravam-se como podiam, pois o ônibus ia em alta velocidade e fazia curvas que dava para ver o asfalto. Não sei se é impressão minha, mas os motoristas de ônibus no Rio de Janeiro pisam mais fundo do que os colegas paulistanos.

Os turistas estrangeiros pareciam perdidos, pois nem o motorista ou a cobradora sabiam falar inglês, mas arranhavam no espanhol e uma das garotas - eram duas moças e dois rapazes - conseguiu entender parcialmente, pois ainda estava preocupada.

Quando desembarcamos... vi a preocupação dos jovens e abordei uma das moças, perguntei em inglês se eles ficariam no hostel... Bom, ela não entendia nada do que eu dizia, a adrenalina subia, os ânimos roçavam a flor da pele e estava à beira de um incidente diplomático. Cheguei a pensar que o meu inglês não era nem britânico ou americano, mas daqueles bem “the book is on the table” ou Google Tradutor mesmo.

De repente, aparece um dos rapazes, cara grande, loiro, forte, quase um Arnold Schwarzenegger, vê que estou interagindo com a moça e pergunta como se eu estivesse com um canivete na mão pronta para o assalto:

- What’s the problem?¹

Respondo com outra pergunta:

- You will stay in a hostel?²

Ele diz:

- No, no…³

Correm todos para o táxi que a outra garota chamou e vão embora para o seu hotel, pousada, hostel, flat ou qualquer outro lugar para ficar.

A pessoa com a qual conversei era exatamente aquela que não falava inglês e quase termino a viagem sem acreditar muito nas minhas próprias palavras. Mas, aprendi uma lição nesse dia, não existe idioma para ajudar alguém, porém é melhor que esteja com o dicionário multilíngue do lado.

Tradução:
1 - Qual é o problema? / 2 - Você vai ficar num hostel? / 3 - Não, não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...